Recuperação de senha Rede Acadêmica / eduroam

A participação da PUC Minas ao serviço eduroam exigiu a criação de um domínio único de autenticação para professores, funcionários e alunos, utilizando o código de pessoa da instituição. No caso de professores e funcionários este é o mesmo código usado para acessar o SGA, no caso de alunos é o código utilizado na biblioteca.

Esta mesma conta será utilizada para autenticação nos laboratórios de informática da PUC Minas, respeitando o seguinte cronograma, a partir de fevereiro de 2016, os laboratórios do prédio 34 do campus Coração Eucarístico e o campus de Contagem. A partir de Agosto de 2016 as outras unidades ou conforme novo cronograma a ser divulgado. O objetivo é unificar a gestão de contas da rede wifi e da rede acadêmica entre os campi.

Em meados de 2015 a PUC Minas assinou um convênio de participação ao serviço eduroam (education roaming). A eduroam é um serviço desenvolvido para comunidade de pesquisa e educação internacional, já presente em 74 países.

As instituições participantes oferecem acesso à rede sem fio para os visitantes com autenticação sendo feita no domínio de origem dos usuários.

Nesta página você poderá solicitar o envio de uma mensagem para a conta de e-mail cadastrada no SGA. No e-mail haverá um link que lhe permitirá proceder com o cadastro de uma nova senha única para a rede eduroam e Rede Acadêmica, esta troca é feita sem interferência humana.

Uma vez com a nova senha, o acesso à rede eduroam na PUC Minas e nas instituições conveniadas poderá ser realizada com o codigopessoa@pucminas.br e à medida que a migração dos laboratórios da rede acadêmica for sendo efetuada, o código de pessoa será utilizada nas estações de trabalho.

Seu login é formado por 6 (seis), 7 (sete) ou 8 (oito) números. Esses números podem ser localizados no SGA ou no verso da carteira estudantil ou funcional distribuída pela PUC Minas.

Basta acessar o SGA Alunos, selecionar o menu Cadastros -> Atualização Cadastral, e visualizar o código de pessoa que será exibido em frente ao nome do aluno

Na carteira estudantil ou funcional distribuída esses números de login são extraídos de uma sequência de 12 (doze), onde devem ser ignorados os 2 (dois) primeiros números, os zeros posteriores a ele e os 2 (dois) últimos números.

No exemplo, o login terminaria com o número 47. Zeros à esquerda dentro desta sequência de números devem ser ignorados, ou seja, se seu código de pessoa for 010123456701 seu login será 1234567.

  • Dispositivo com Sistema Operacional Android

    Para acessar a Rede Wireless eduroam, preencher os campos da imagem ao lado de acordo com as informações a seguir:

    1. No campo "Método EAP" escolher a opção – "PEAP".
    2. No campo "Autenticação da Fase 2" escolher a opção – "MSCHAPV2".
    3. No campo "Certificado CA" escolher a opção – "não especificado".
    4. No campo "Identidade" digitar o seu "Código de Pessoa" – codigodepessoa@pucminas.br, por exemplo.
    5. No campo "Identidade anônima" deixar em branco.
    6. No campo "Senha" digitar sua senha.
    7. Clicar no botão "Conectar".
  • Dispositivo com Sistema Operacional Apple IOS

    Para se conectar à rede Wi-Fi eduroam em hotspots da RNP utilizando o sistema operacional Apple IOS, vá ao menu "Conexões de redes sem fio (Wi-Fi)" e selecione a rede "eduroam", conforme mostra primeira figura.

    Nos campos "Nome de Usuário" e "Senha", entre com suas credenciais utilizadas para se autenticar em sua instituição de origem. Ver próxima figura

    Ao conectar-se, será apresentada uma tela com informações e verificação do certificado, como na terceira figura. Apenas clique em "Aceitar". A conexão à rede eduroam deverá ser estabelecida com sucesso.

  • Dispositivo com Sistema Operacional Ubuntu

    Para se conectar à rede Wi-Fi eduroam em hotspots da RNP utilizando o sistema operacional Ubuntu 12.04, clique no ícone de conexões Wi-Fi e em seguida na rede sem fio eduroam, conforme mostra a Figura 1.

    Um menu será aberto para que sejam ajustadas as configurações da rede. Abaixo estão os dados a serem preenchidos, como também indica a Figura 2:

    1. Wireless security: WPA & WPA2
    2. Enterprise Authentication: Protected EAP (PEAP)
    3. Anonymous identity: deixar em branco/vazio
    4. CA certificate: (None)
    5. PEAP version: Automatic
    6. Inner authentication: MSCHAPv2
    7. Username: codigodepessoa@pucminas.br, por exemplo
    8. Password: sua senha
    Após clicar em Connect, uma janela aparecerá avisando-lhe que a conexão pode não ser segura devido à ausência de um certificado digital. Ignore o aviso. A conexão à rede eduroam deverá ser estabelecida com sucesso.
  • Dispositivo com Sistema Operacional Windows Phone

    Para acessar a Rede Wireless eduroam preencher os campos da imagem ao lado de acordo com as informações a seguir:

    1. No campo "Conectar usando", deixar em branco.
    2. No campo "Nome de Usuário" digitar seu "Código de Pessoa@domínio", por exemplo - codigopessoa@pucminas.br.
    3. No campo "Senha" digitar sua senha.
    4. No campo "Validação do certificado do servidor" escolher a opção "nenhum".
    5. No campo "Método EAP" escolher a opção "PEAP MS- CHAP v2".
    6. Clicar no botão "Concluído".
  • Dispositivo com Sistema Operacional Windows 7

    Para se conectar à rede Wi-Fi eduroam em hotspots da RNP utilizando o sistema operacional Windows 7, no desktop, na "área de notificação", clicar no ícone de conexão de rede wireless e clicar em "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento".

    Na janela "Central de Rede e Compartilhamento", clicar no link "Gerenciar redes sem fio".

    Na janela "Gerenciar Redes Sem Fio", clicar no botão "Adicionar".

    Na janela "Conectar-se manualmente a uma rede sem fio", clicar no botão "Criar um perfil de rede manualmente".

    Na janela "Conectar-se manualmente a uma rede sem fio", preencher os campos com as informações da imagem ao lado, desmarcar a opção "Iniciar esta conexão automaticamente". Em seguida clicar no botão "Avançar".

    Ainda na janela "Conectar-se manualmente a uma rede sem fio, clicar no botão "Alterar configurações de conexão".

    Na janela "eduroam Propriedades de Rede Sem Fio", clicar na guia "Segurança".

    Na guia "Segurança" escolher as opções "Tipo de segurança" e "Tipo de criptografia" de acordo com a imagem ao lado. Na opção "Escolha um método de autenticação de rede:" escolha "Microsoft: EAP protegido (PEAP)". Desmarcar a opção "Lembrar minhas credenciais para esta conexão sempre que fizer logon". Clicar em "Configurações avançadas".

    Na janela "Configurações avançadas", marcar a opção "Especificar o modo de autenticação". Logo abaixo escolher a opção "Autenticação de usuário". Clicar no botão "OK".

    Agora clicar no botão "Configurações" na janela "eduroam Propriedades de Rede Sem Fio".

    Na janela "Propriedades EAP Protegidas", desmarcar a opção "Validar certificado do servidor". Mais abaixo clicar no botão "Configurar...", ao lado da opção "Selecionar Método de Autenticação:"

    Na janela "Propriedades de EAP MSCHAPv2", desmarcar a opção "Usar automaticamente meu nome e senha de logon do Windows (e o domínio, se houver)". Clicar no botão "OK".

    Na janela "Propriedades EAP Protegidas", clicar em "OK".

    Na janela "eduroam Propriedades de Rede Sem Fio", clicar em "OK".

    Na janela "Conectar-se manualmente a uma rede sem fio", clicar em "Fechar".

    Fechar a janela "Gerenciamento Redes Sem Fio".

    No desktop, na "área de notificação", clicar no ícone de conexão de rede wireless, clicar na rede "eduroam" e clicar em "Conectar".

    Na janela de "Segurança do Windows" digite as suas credenciais:

    1. No campo "Nome de usuário" digitar o seu "Código de Pessoa@domínio" ? codigodepessoa@pucminas.br, por exemplo.
    2. No campo "Senha" digitar sua senha.
    3. Em seguida clicar no botão "OK".

Em caso de dúvidas favor entrar em contato com a equipe de suporte da Rede Wireless da PUCMINAS, através do e-mail wifi@pucminas.br

Você receberá um email de confirmação para a recuperação de senha